PORTO ALEGRE: Av. Borges de Medeiros, nº 328 / 5º andar

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Patrícia Peltz

Advogada Previdenciária

13/10/2022

Cuidado com o golpe!

Por Patrícia Peltz | 13/10/2022

5 Golpes comuns e como evitar de cair neles

Frequentemente vemos informações sobre diversos golpes que vêm sendo aplicados utilizando redes sociais, o Brasil é um dos países líderes no roubo de dados e aplicação de golpes utilizando redes sociais. Aqui vamos falar de como alguns desses golpes são aplicados, como precaver-se e como resolver caso você caia em um golpe.

– GOLPE DO BOLETO

O que é: os golpistas costumam entrar em contato se passando por um financeira ou banco e informam que é possível quitar uma dívida por um valor bem abaixo do valor contraído. Para tanto, enviam um boleto com esse valor a ser quitado em poucos dias. Por fim, a pessoa realiza o pagamento achando se tratar de um meio de quitação de dívida, mas está repassando ao golpista o valor.

Como evitar: verificar a entidade recebedora, pois os golpistas podem alterar os dados do boleto e você achar que está pagando uma entidade e quando for realizar o pagamento se tratar de terceiro. Outro meio é antes de qualquer negociação entrar em contato com os canais de contato oficiais da financeira ou banco e questionar se o contato é verdadeiro, coletando dados como o número de protocolo do atendimento.


– GOLPE DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

O que é: normalmente, o golpista entra em contato com a pessoa que contraiu um empréstimo consignado, se passando pela empresa que realizou o empréstimo e prometendo uma redução do valor da parcela de empréstimo. Para tanto, confirma dados bancários e solicita documentação pessoal da pessoa. Após confirmação dessas informações a pessoa receberá um valor em sua conta. Imediatamente, a empresa entra em contato dizendo que realizou um depósito equivocado na conta e pedindo a devolução. A devolução é através de transferência ou do pagamento de um boleto. Ocorre que, nesse caso, os golpistas realizam um empréstimo em nome da pessoa, que acreditando se tratar de devolução de valores repassa o valor para terceiros. Por fim, resta a pessoa lesada e a dívida do empréstimo realizado em seu nome.

Como evitar: caso entrem em contato ofertando revisão de empréstimos é importante que verifique se a empresa com a qual trata é a mesma empresa que realizou seu empréstimo. Dificilmente a empresa entrará em contato para ofertar revisão de valores, então buscar informações junto a instituição bancária também é um preventivo. Ainda, antes de realizar qualquer pagamento de boleto ou transferência, certifique-se que a entidade que está recebendo é a mesma com a qual você negociou, nunca realize transferências ou pague boletos em nome de terceiros.

Outra forma de se proteger de golpes que envolvam empréstimos é bloquear a possibilidade de realização de empréstimos em seu nome através do portal do MEU INSS.


– GOLPE DOS VALORES EM PROCESSO JUDICIAL

O que é: esse golpe vem atingindo um grande número de escritórios de advocacia. Nesse caso, os golpistas se apropriam de informações dos escritórios como logo marca, dados de apresentação e em alguns casos até o número e processos judiciais. Nesse caso, entram em contato com os clientes desse escritório seja por telefone, WhatsApp ou e-mail dizendo que existem valores a serem repassados para o cliente e para tanto precisam dos dados bancários. Após o cliente confirmar os dados eles informam que não estão conseguindo realizar a transferência e, portanto, precisam que seja realizado o pagamento de uma guia. Nesse momento, o cliente repassa o pagamento para terceiro. Que não tem relação com o escritório de advocacia que cuida de seu processo.

Como Evitar: para liberação de valores em processo não é necessário o cliente realizar nenhum pagamento, os únicos valores a serem pagos em processos são as custas processuais quando há incidência da mesma. No caso deste tipo de contato, entre em contato com o escritório que patrocina sua ação antes mesmo de prestar qualquer informação pessoal. Lembre-se sempre de contatar os canais oficiais do escritório, você provavelmente vai encontrá-los em cartões de visitas e contratos, por exemplo.


– GOLPE DE VALORES A SEREM RECEBIDOS PELO INSS OU GOVERNO FEDERAL

O que é: através de telefone, e-mail ou WhatsApp os golpistas entram em contato orientando que o segurado do INSS teria direito a receber valores. Normalmente, utilizam como base alguma legislação. E informam inclusive valores. Nesse caso, pedem dados bancários e documentos pessoais do segurado, podendo contrair empréstimos em seu nome ou requerer que realizem o pagamento de alguma taxa para liberar os valores aos quais supostamente teria direito de receber.

Como Evitar: órgãos como o INSS ou o Governo Federal não costumam entrar em contato com os segurados. E se o fizerem, realizam através de correspondência oficial ou através de meios oficiais como o sistema do MEU INSS. Antes de repassar qualquer informação, entre em contato com os canais oficiais, o 135 da previdência no caso do INSS ou diretamente com o órgão do governo federal para confirmar a informação do contato. E nunca realize pagamentos para estes com a justificativa de liberação de valores, pois esse procedimento não existe.


– GOLPES ENVOLVENDO O WHATSAPP

O que é: os golpes realizados através do WhatsApp são alguns dos mais comuns e acontecem através de números clonados ou ainda quando o golpista se passa pela pessoa que supostamente trocou de número. Os golpistas se passam por um de seus contatos dizendo estar com alguma necessidade urgente e pedindo ou que seja realizado o pagamento de um boleto ou seja realizado um PIX em seu nome. Acreditando estar ajudando um amigo ou familiar a pessoa transfere o valor e acaba caindo em um golpe!

Como Evitar: antes de realizar qualquer pix certifique-se que o nome do beneficiário é o da pessoa com a qual você está conversando. Ainda, outro meio de evitar cair nesse tipo de golpe é entrando em contato por telefone com a pessoa nos números oficiais e pedindo um esclarecimento se realmente se trata dela.


Caí no golpe, como devo proceder?

Em todos os casos, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência do fato, importante coletar o registro de quem recebeu o valor pago através do boleto, pix ou transferência. Isso gerará uma investigação criminal e os golpistas serão responsabilizados. Em casos que envolvam empréstimos realizados por instituições financeiras e bancos, caso comprovado que seus dados foram usados sem a devida verificação dos documentos e sem a sua anuência através de assinatura é possível responsabilizar a instituição por falta de proteção aos seus dados.

O melhor meio ainda é a prevenção, mas se você caiu em algum golpe, realizou pagamentos ou teve empréstimos realizados em seu nome sem sua vontade busque um especialista para orientá-lo.

Os seus direitos são muito importantes e devem ser respeitados. Fique atento e busque assessoramento jurídico, se necessário.
equipe do Forbrig Advogados está disponível para te apoiar. Clique aqui e converse conosco.