PORTO ALEGRE: Av. Borges de Medeiros, nº 328 / 5º andar

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Isadora Forbrig

22/04/2021

A COVID-19 pode ser considerada doença do trabalho?

Por Isadora Forbrig | 22/04/2021

Embora ainda haja muitos desentendimentos sobre reconhecer o COVID-19 como doença do trabalho, acarretando estabilidade de 1 ano ao empregado que contrair a doença, alguns Tribunais já vem entendendo que há sim a responsabilidade da empresa.

Um exemplo rápido:

Esse foi o caso do Tribunal Regional de São Paulo, que entendeu que a empresa não cumpriu com a decisão do Governo Federal que determina a emissão de CAT (Comunicado de Acidente do Trabalho) aos funcionários que contraíssem o COVID-19 e tampouco acompanhou os protocolos e diretrizes sanitárias estipuladas pelo Município e Governo do Estado, acarretando em uma contaminação em massa de seus trabalhadores.

Ainda, a decisão determinou que a empresa deveria realizar uma limpeza intensiva no ambiente de trabalho, realizar a medição de temperatura de todos os funcionários e dispensá-los os que possuírem temperatura acima de 37,5°C ou aqueles que vierem a apresentar qualquer do sintoma, sem prejuízo ao recebimento do salário, além de um questionamento diário a fim de realizar uma triagem de eventuais riscos de contágios.

Trabalhador, sua empresa obedece os protocolos sanitários estipulados pelo Município e Governo do Estado?

Conte sempre conosco!

Notícias Relacionadas

Direito do Trabalho

EMPREGADOS PÚBLICOS: REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA SUPORTE AO FILHO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

07/10/2024 | por Matheus Fagundes Petter

Você sabia que para melhor atender as necessidades da criança, o empregado público tem direito a redução da jornada de trabalho sem a redução salarial? De acordo com a pesquisa realizada pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC), 1 a cada 36 crianças são diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)[1]. Ou seja, […]

Direito do Trabalho demissão

Tema 1022: entenda as mudanças sobre demissão do empregado concursado de empresa pública

09/02/2024 | por Isadora Forbrig

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na última quinta-feira (08/02), que a demissão sem justa causa de empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, admitidos por concurso público e regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) deve ser motivada. Isso significa que, para o empregado concursado ser demitido, torna-se necessária a indicação […]

WhatsApp | ícone