Nas últimas semanas, começaram a surgir comentários sobre o retorno do “pente-fino do INSS”. Mas o que seria isso? Todos os beneficiários serão afetados?
Esse procedimento visa revisar os benefícios concedidos pelo INSS, a fim de evitar fraudes feitas por usuários que não necessitam do auxílio da Autarquia. Entretanto, não são todos os benefícios que serão reavaliados.
Nesse sentido, os benefícios propensos a serem revisados são os de Auxílio Temporário, como o Auxílio de Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença), Auxílio por Incapacidade Permanente (antiga aposentadoria por invalidez), Auxílio por Incapacidade Temporária Acidentário e Benefício de Prestação Continuada ao Idoso e ao Deficiente (comumente conhecido como LOAS).
A revisão do benefício não será necessariamente feita de maneira presencial em uma unidade do INSS. Nesse sentido, ela também pode ser feita pelo cruzamento de dados cadastrais.
Porém, se você é beneficiário do INSS e for chamado para realizar uma nova perícia médica, compareça no dia e horário agendado com a sua documentação médica mais atualizada e um documento de identificação com foto, a fim de manter o seu benefício ativo.
Ainda, para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada é fundamental manter o Cadastro Único atualizado.
Entretanto, caso o INSS entenda por cessar o seu benefício, é possível reverter essa decisão por meio de Recurso Administrativo ou, até mesmo, na via judicial com o ingresso da ação judicial mais adequada para o seu caso.
Por fim, o pente-fino está previsto para começar em agosto deste ano. Assim, mantenha a sua documentação médica o mais atualizada possível.