PORTO ALEGRE: Av. Borges de Medeiros, nº 328 / 5º andar

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Isadora Forbrig

25/08/2020

Férias e Imposto de Renda: devolução dos valores retidos indevidamente pela União

Por Isadora Forbrig | 25/08/2020

Há uma época do ano que sempre esperamos ansiosamente: férias. É hora de relaxar, curtir com a família e colocar as penas pro ar. Mas, antes de colocar as pernas para cima e aproveitar as suas férias, é necessário abrir bem os olhos com os descontos indesejados no valor recebido à título de férias.

Um dos descontos pode ser o Imposto de Renda retido na fonte que, por vezes, pode ter a alíquota aplicada de forma errada ou até mesmo incidir nos casos de férias indenizadas, gerando prejuízos financeiros para você.

Alguns empregados optam por, por exemplo, vender suas férias em troca de uma indenização por elas. Neste caso, deve-se ficar atento para não ter imposto de renda retido na fonte e assim ter que arcar com um tributo que não é devido, fazendo com que você receba um valor menor do que tinha direito.

Fique atento ao seu direito, verificando se há descontos em seus vencimentos para que não esteja pagando tributos indevidamente. Por fim, é necessário frisar que uma vez retido ilegalmente o tributo, você poderá solicitar a devolução desses valore para a União, seja de forma administrativa, quanto por meio de processo judicial.

Notícias Relacionadas

Direito Cível

REVISÃO DO FGTS: Novos índices de correção a partir de 17 de junho de 2024!

25/07/2024 | por Leonardo Santana

O Superior Tribunal Federal (STF), recentemente julgou o tema discutido na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5.090), sobre a aplicação da Taxa Referencial (TR) na correção dos saldos das contas vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), referente a ação popularmente conhecida como “Revisão do FGTS”. A presente ação foi ajuizada no […]

Decisões Judiciais segurança

NA PAUTA DO STF: FAKE NEWS, BIG TECHS E REDES SOCIAIS

15/05/2023 | por Lucas Viana

Nas últimas semanas, as “fake news” retornaram às manchetes de todo país. Isso porque, havia expectativa que o Congresso Nacional começasse o debate sobre a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (Projeto de Lei 2630/2020), mais conhecida como “PL das Fake News”.No entanto, graças ao lobby promovido pelas “big techs”, os congressistas […]