PORTO ALEGRE: Av. Borges de Medeiros, nº 328 / 5º andar SÃO JERÔNIMO: Av. Rio Branco, nº 365

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Patrícia Peltz

Por Patrícia Peltz

Advogada Previdenciária

28/11/2019

Pedido de aposentadoria negado

Por Patrícia Peltz | 28/11/2019

Meu pedido de aposentadoria foi negado, e agora?

Mais de 50% dos pedidos de aposentadoria foram negados pelo INSS até setembro deste ano. Essa onda de recusas, além do transtorno ao segurado que aguardou um logo período para obter a resposta da Autarquia, ainda vem acompanhada de um temor: Será que vou ser atingido pelas novas regras da Reforma da Previdência?

Para explicar, quando realizamos o requerimento administrativo, ou seja, o pedido do benefício junto ao INSS, temos uma garantia de que a lei a ser aplicada será a que está em vigência naquele momento. Sendo assim, se fiz o requerimento antes de qualquer mudança da Lei, tive o meu direito assegurado!

Porém, é importante observar se o pedido foi corretamente embasado. A juntada da documentação no ato do requerimento ou do agendamento é indispensável. A Autarquia irá apenas analisar aquilo que foi requerido naquele momento.

Assim, se o pedido não foi corretamente feito, posso não ter garantido meu direito a concessão do benefício, sendo necessário realizar um novo requerimento.

Apesar de dispensável o acompanhamento de um profissional para atos administrativos perante o INSS, surge como uma alternativa segura quando objetivar a concessão de um benefício, sem surpresas futuras.

Conte com o Forbrig | Advogados Associados para acompanhá-lo nesse trajeto!

Notícias Relacionadas

Direito Previdenciário

Recebi a antecipação do benefício de auxílio-doença no ano de 2020, como fica o pagamento dos valores atrasados devidos?

20/03/2021 | por Thaís Xavier

Em razão da pandemia, muitos segurados que se sentiram incapacitados para o trabalho buscaram e receberam a antecipação do benefício de auxílio-doença. Esta antecipação consistia no valor de um salário-mínimo, que seria paga até a realização da perícia médica presencial ou até que o segurado estivesse recuperado, o que acontecesse primeiro. Em muitos casos não […]

Direito Previdenciário

Aposentadoria especial: preciso me afastar da atividade nociva para ter direito?

16/03/2021 | por Thaís Xavier

A aposentadoria especial é direito garantido aos trabalhadores que exerceram atividade com contato e/ou exposição a agentes insalubres, penosos e periculosos durante 15, 20 ou 25 anos. Recentemente foi julgado pelo STF o Tema 709, e os seus embargos, trazendo muitas dúvidas para quem recebe e para quem busca a tão sonhada aposentadoria especial. Se […]