PORTO ALEGRE: Av. Borges de Medeiros, nº 328 / 5º andar

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Patrícia Peltz

Advogada Previdenciária

28/11/2019

Pedido de aposentadoria negado

Por Patrícia Peltz | 28/11/2019

Meu pedido de aposentadoria foi negado, e agora?

Mais de 50% dos pedidos de aposentadoria foram negados pelo INSS até setembro deste ano. Essa onda de recusas, além do transtorno ao segurado que aguardou um logo período para obter a resposta da Autarquia, ainda vem acompanhada de um temor: Será que vou ser atingido pelas novas regras da Reforma da Previdência?

Para explicar, quando realizamos o requerimento administrativo, ou seja, o pedido do benefício junto ao INSS, temos uma garantia de que a lei a ser aplicada será a que está em vigência naquele momento. Sendo assim, se fiz o requerimento antes de qualquer mudança da Lei, tive o meu direito assegurado!

Porém, é importante observar se o pedido foi corretamente embasado. A juntada da documentação no ato do requerimento ou do agendamento é indispensável. A Autarquia irá apenas analisar aquilo que foi requerido naquele momento.

Assim, se o pedido não foi corretamente feito, posso não ter garantido meu direito a concessão do benefício, sendo necessário realizar um novo requerimento.

Apesar de dispensável o acompanhamento de um profissional para atos administrativos perante o INSS, surge como uma alternativa segura quando objetivar a concessão de um benefício, sem surpresas futuras.

Conte com o Forbrig | Advogados Associados para acompanhá-lo nesse trajeto!

Notícias Relacionadas

Direito Previdenciário perícias

Atenção: atestado virtual substituirá perícias médicas presenciais do INSS

20/02/2024 | por Lucas Viana

Recentemente, em entrevista ao SBT, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que, até junho deste ano, todas as perícias médicas do INSS serão realizadas virtualmente, através da inteligência artificial do sistema Atestmed. Esta mudança acontece sobre a análise para pedidos de benefícios por incapacidade, tal como o Auxílio-Doença e, também, de Benefício de […]

Direito Previdenciário prev

Alteração na legislação permite reduzir impostos no resgate do plano de Previdência Privada

24/01/2024 | por Patrícia Peltz

Sancionada no ultimo dia 10/01 a Lei 14.803 alterou o texto da Lei 1.053/2004, que determinava que a escolha do participante pelos regimes progressivo ou regressivo de tributação deveria ser feita até o último dia útil do mês subsequente ao ingresso no plano. A nova lei abre a possibilidade do participante escolher, até o primeiro […]