PORTO ALEGRE: Av. Borges de Medeiros, nº 328 / 5º andar

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Thaís Xavier

27/03/2021

Profissionais de saúde e o Tema 709

Por Thaís Xavier | 27/03/2021

Recentemente informamos que o STF julgou o Tema 709, decidindo que aposentados especiais devem se afastar da atividade nociva para receber o benefício.
Porém, diante da pandemia do coronavírus, uma nova decisão foi publicada no dia 15.03.2021, abrindo uma exceção para os profissionais da saúde que estejam trabalhando diretamente no combate à epidemia do Covid-19.

Isso significa que os profissionais que estão na linha de frente na atuação de combate ao coronavírus, mesmo aposentados, não precisarão se afastar da atividade nociva e não terão o pagamento do benefício interrompido enquanto perdurar a pandemia e o estado de calamidade pública.

Notícias Relacionadas

Direito Previdenciário perícias

Atenção: atestado virtual substituirá perícias médicas presenciais do INSS

20/02/2024 | por Lucas Viana

Recentemente, em entrevista ao SBT, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que, até junho deste ano, todas as perícias médicas do INSS serão realizadas virtualmente, através da inteligência artificial do sistema Atestmed. Esta mudança acontece sobre a análise para pedidos de benefícios por incapacidade, tal como o Auxílio-Doença e, também, de Benefício de […]

Direito Previdenciário prev

Alteração na legislação permite reduzir impostos no resgate do plano de Previdência Privada

24/01/2024 | por Patrícia Peltz

Sancionada no ultimo dia 10/01 a Lei 14.803 alterou o texto da Lei 1.053/2004, que determinava que a escolha do participante pelos regimes progressivo ou regressivo de tributação deveria ser feita até o último dia útil do mês subsequente ao ingresso no plano. A nova lei abre a possibilidade do participante escolher, até o primeiro […]