PORTO ALEGRE: Av. Borges de Medeiros, nº 328 / 5º andar

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Lucas Viana

20/02/2024

Atenção: atestado virtual substituirá perícias médicas presenciais do INSS

Por Lucas Viana | 20/02/2024

Recentemente, em entrevista ao SBT, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que, até junho deste ano, todas as perícias médicas do INSS serão realizadas virtualmente, através da inteligência artificial do sistema Atestmed.

Esta mudança acontece sobre a análise para pedidos de benefícios por incapacidade, tal como o Auxílio-Doença e, também, de Benefício de Prestação Continuada para Pessoas com Deficiência, o BPC/LOAS do PCD.

A proposta da Previdência é de que, com a utilização integral do Atestmed, a fila de apreciação dos pedidos desses benefícios tenha maior diminuição ainda, tendo em vista que a aplicação do sistema já está ocorrendo em, pelo menos, 50% da atual demanda do INSS.

O Ministro destacou, também, que os atestados médicos podem ser escaneados e enviados online à análise do INSS. Caso a conclusão seja pelo indeferimento do benefício pleiteado, há o encaminhamento do segurado à marcação de uma perícia presencial.

Será esta uma efetiva medida de melhoria e agilidade na prestação dos serviços do INSS? Talvez, ainda seja muito cedo para afirmar. Fato é que, neste ano, haverão muitas atualizações tecnológicas na análise dos benefícios por incapacidade. Até junho haverá a aplicação total do Atestmed e, ao longo do ano, haverá também a tentativa de implantação das perícias remotas por meio da telemedicina.

Você ficou com dúvidas sobre o tema ou precisa de apoio em outras questões do Direito? Entre em contato conosco, nossa equipe está disponível para lhe ajudar. Clique aqui e converse conosco.

Notícias Relacionadas