PORTO ALEGRE: Av. Borges de Medeiros, nº 328 / 5º andar

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Isadora Forbrig

Diretora do Forbrig Advogados Associados

13/03/2021

Pensão por morte. Saiba quem tem direito:

Por Isadora Forbrig | 13/03/2021

Os dependentes do segurado ou beneficiário da Previdência Social falecido, são:

– Cônjuge ou companheiro (a),

– Filhos menores de 21 anos;

– Filhos inválidos ou com deficiência incapacitante a qualquer idade;

– Pais economicamente dependentes;

– Irmãos menores de 21 anos ou inválidos ou deficientes incapazes a qualquer idade.

No dia 18 de fevereiro de 2021, o STJ, decidiu pelo direito à pensão por morte vitalícia de um homem com grave deficiência física e psíquica, que era menor de idade e que estava sob os cuidados do seu avô aposentado, quando este faleceu.

Apesar de a lei previdenciária não prever expressamente essa possibilidade, deve ser interpretada em conjunto com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e de acordo com os direitos fundamentais da criança e do adolescente previstos na Constituição Federal, buscando conferir aos menores sob guarda a condição de dependentes, diante da previdência social.

A partir dessa decisão, que vale como precedente, uma criança ou adolescente que esteja sob guarda, ainda que de fato (isto é, mesmo sem definição judicial a respeito da guarda), pode buscar seu direito à pensão por morte, quando a pessoa que detém a guarda vier a falecer.

Fique atento aos seus direitos.

Juntos, somos muito mais fortes!

Notícias Relacionadas

Direito Previdenciário perícias

Atenção: atestado virtual substituirá perícias médicas presenciais do INSS

20/02/2024 | por Lucas Viana

Recentemente, em entrevista ao SBT, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que, até junho deste ano, todas as perícias médicas do INSS serão realizadas virtualmente, através da inteligência artificial do sistema Atestmed. Esta mudança acontece sobre a análise para pedidos de benefícios por incapacidade, tal como o Auxílio-Doença e, também, de Benefício de […]

Direito Previdenciário prev

Alteração na legislação permite reduzir impostos no resgate do plano de Previdência Privada

24/01/2024 | por Patrícia Peltz

Sancionada no ultimo dia 10/01 a Lei 14.803 alterou o texto da Lei 1.053/2004, que determinava que a escolha do participante pelos regimes progressivo ou regressivo de tributação deveria ser feita até o último dia útil do mês subsequente ao ingresso no plano. A nova lei abre a possibilidade do participante escolher, até o primeiro […]