PORTO ALEGRE: Av. Borges de Medeiros, nº 328 / 5º andar

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Por Thaís Xavier

20/03/2021

Recebi a antecipação do benefício de auxílio-doença no ano de 2020, como fica o pagamento dos valores atrasados devidos?

Por Thaís Xavier | 20/03/2021

Em razão da pandemia, muitos segurados que se sentiram incapacitados para o trabalho buscaram e receberam a antecipação do benefício de auxílio-doença.

Esta antecipação consistia no valor de um salário-mínimo, que seria paga até a realização da perícia médica presencial ou até que o segurado estivesse recuperado, o que acontecesse primeiro.

Em muitos casos não houve a perícia presencial e em outros, com a perícia, fora confirmada a incapacidade desde o início do recebimento do benefício.

Neste contexto, para aqueles que receberam os benefícios com cessação no próprio ano de 2020, ou que fizeram a perícia presencial confirmando a incapacidade, o INSS fará a revisão por conta própria.

Muitos dos segurados já verificaram no portal do Meu INSS as revisões e inclusive já tiveram a sua conclusão.

Nesta revisão, a autarquia verifica o tempo em benefício, se realmente teria direito e a diferença dos valores entre o que foi recebido e o que deveria ser pago, de modo que, ao concluir pelo direito, efetua o pagamento de um “complemento positivo”. Este complemento é um valor acumulado dos valores que faltaram na época da concessão do benefício e é pago em uma única vez.

Os segurados podem verificar o valor devido no próprio processo de revisão, nos requerimentos administrativos do Meu INSS, e a data de pagamento no “extrato de pagamento”, também no portal do Meu INSS.

Aqueles que ainda não tiveram a realização da revisão pelo INSS ou que não receberam os valores devidos, podem buscá-los na via judicial.

Apenas lembramos que é possível já ter ocorrido a revisão e não ter sido liberado os valores, de modo que também pode ser requerido o pagamento na própria via administrativa, com a solicitação do benefício não pago.

Fique atento aos seus direitos.

Juntos, somos muito mais fortes!

Notícias Relacionadas

Direito Previdenciário perícias

Atenção: atestado virtual substituirá perícias médicas presenciais do INSS

20/02/2024 | por Lucas Viana

Recentemente, em entrevista ao SBT, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que, até junho deste ano, todas as perícias médicas do INSS serão realizadas virtualmente, através da inteligência artificial do sistema Atestmed. Esta mudança acontece sobre a análise para pedidos de benefícios por incapacidade, tal como o Auxílio-Doença e, também, de Benefício de […]

Direito Previdenciário prev

Alteração na legislação permite reduzir impostos no resgate do plano de Previdência Privada

24/01/2024 | por Patrícia Peltz

Sancionada no ultimo dia 10/01 a Lei 14.803 alterou o texto da Lei 1.053/2004, que determinava que a escolha do participante pelos regimes progressivo ou regressivo de tributação deveria ser feita até o último dia útil do mês subsequente ao ingresso no plano. A nova lei abre a possibilidade do participante escolher, até o primeiro […]